Vídeos podem travar no Chrome por diversos motivos. Os principais são a falta de atualização do driver da placa de vídeo, muitas extensões instaladas no navegador, incompatibilidade com a aceleração por hardware ou configurações inadequadas. Felizmente, esses problemas de software podem ser facilmente resolvidos seguindo algumas dicas simples.
Confira, no tutorial a seguir, um compilado de dicas que podem ajudar a resolver problemas de travamento ao assistir a vídeos no navegador do Google. O procedimento foi realizado em um PC com Windows 10, mas as dicas também valem para usuários de outros sistemas.
1. Atualize o driver da placa de vídeo
O driver de vídeo tem um papel fundamental para a correta exibição de vídeos no computador. Você deve mantê-lo sempre atualizado a fim de obter o melhor desempenho em tarefas gráficas, como é o caso da reprodução de vídeos. Nos passos a seguir, aprenda atualizar o driver da sua placa de vídeo.
Passo 1. Clique com o botão direito do mouse sobre o botão Iniciar. No menu que aparece, vá em “Gerenciador de Dispositivos”;
Abra o Gerenciador de Dispositivos — Foto: Reprodução/Helito Bijora
Passo 2. Expanda o item “Adaptadores de vídeo” e clique com o botão direito do mouse sobre o nome da sua placa de vídeo. Agora, abra “Atualizar driver”;
Atualizando driver de vídeo — Foto: Reprodução/Helito Bijora
Passo 3. No assistente de atualização de driver, selecione a opção “Pesquisar automaticamente o software de driver atualizado”. O Windows, então, irá realizar uma busca na Internet e baixar e instalar a versão mais recente do driver da sua placa de vídeo.
Atualizando driver de vídeo — Foto: Reprodução/Helito Bijora
2. Desative as extensões que você não usa
Muitas extensões podem sobrecarregar o navegador e fazer com que ele trave — especialmente ao realizar tarefas pesadas, como executar vídeos em alta qualidade. A seguir, veja como desativar ou remover extensões no Chrome.
Passo 1. Acesse o menu do Chrome, vá em “Mais ferramentas” e assinale “Extensões”;
Acesse o gerenciador de extensões do Chrome — Foto: Reprodução/Helito Bijora
Passo 2. Desative as extensões que você não usa virando a chave no canto inferior direito. Caso queira, você pode desinstalar clicando em “Remover”, à esquerda.
Desative as extensões que não são usadas — Foto: Reprodução/Helito Bijora
3. Desative a aceleração por hardware
A aceleração por hardware, em geral, melhora o carregamento de páginas e exibição de vídeos. Entretanto, em alguns casos, o recurso pode trazer incompatibilidades e resultar em travamentos. Na dica abaixo, saiba como desativar a aceleração por hardware no Chrome.
Passo 1. Abra o menu do navegador e selecione a opção “Configurações”;
Acesse as configurações do Chrome — Foto: Reprodução/Helito Bijora
Passo 2. Role a página até o fim e assinale “Avançado”;
Abra as configurações avançadas — Foto: Reprodução/Helito Bijora
Passo 3. Desmarque a opção “Usar aceleração por hardware quando disponível” e selecione “Reiniciar”, à esquerda.
Desativando aceleração por hardware — Foto: Reprodução/Helito Bijora
4. Restaure as configurações do Chrome
Em último caso, você pode tentar restaurar as configurações do Chrome. Isso desfaz qualquer alteração no navegador e o faz voltar aos padrões de fábrica. Dessa forma, caso o problema esteja em algum ajuste, os vídeos voltarão a ser executados sem travar.
Passo 1. Abra o menu do navegador e selecione “Configurações”;
Acesse as configurações do Chrome — Foto: Reprodução/Helito Bijora
Passo 2. Role a página até o fim e assinale “Avançado”;
Abra as configurações avançadas — Foto: Reprodução/Helito Bijora
Passo 3. Agora, selecione a opção “Restaurar configurações para os padrões originais”;
Restaurando configurações do Chrome — Foto: Reprodução/Helito Bijora
Passo 4. Por fim, confirme em “Redefinir configurações”.
Restaurando configurações do Chrome — Foto: Reprodução/Helito Bijora
Pronto. Com essas dicas, é provável que você consiga resolver a maioria dos problemas relacionados a software que podem ocasionando travamento em vídeos no Chrome.